Historial
A Almargem foi fundada em 1988, a partir de antigos núcleos de ambiente da Escola Secundária e da Casa da Cultura de Loulé.
Tendo em conta a inexistência quase absoluta, nessa época, de associações ambientais no Algarve, a Almargem assumiu-se, desde a primeira hora, como tendo um âmbito regional, procurando representar os interesses da preservação da natureza e do ambiente, então muito subvalorizados, numa região dominada por um modelo insustentável de crescimento económico e urbanístico.
Ao longo das já quase 3 décadas da sua história, a Almargem conseguiu manter um desejável equilíbrio entre um posicionamento crítico e reivindicativo e a predisposição permanente para o diálogo e para apresentar ideias, acções e projectos construtivos.
Este carácter irreverente mas responsável, ficou marcado de forma indelével pela posição assumida por um antigo presidente da Câmara Municipal de Loulé que, publicamente, considerou ter um enorme orgulho em que o seu município albergasse a Sede de uma associação como a Almargem, apesar das críticas de que, nessa mesma altura, a sua política ambiental era alvo da nossa parte.
Infelizmente, nem todos os responsáveis políticos que se cruzaram com os caminhos da Almargem tiveram uma postura semelhante, mas se há coisa de que nós nos podemos orgulhar é ter acumulado, ao longo de todos estes anos, um considerável respeito institucional.
Carácter precursor
Uma das principais características de que a Almargem se orgulha foi ter sido pioneira em diversas áreas.
Um bom exemplo tem a ver com a realização de eventos musicais e culturais em espaços públicos do centro histórico de Loulé, numa época em que nada aí acontecia.
Como forma de apoio à intervenção cívica na área do ambiente, a Almargem criou a linha telefónica SOS-Ambiente, a qual só foi descontinuada quando do aparecimento, por iniciativa governamental, de um serviço similar a nível nacional com outras potencialidades.
Também na área do ecoturismo, a Almargem dinamizou, desde o início, actividades de montanhismo e pedestrianismo, área que só mais tarde viria a tornar-se popular e generalizada na região, com particular relevo para a instalação da primeira Grande Rota Pedestre do Algarve.
Ao nível da educação ambiental, a Almargem criou o primeiro Centro Ambiental da região e um dos primeiros do país em parceria com o municipio de Loulé, virado para a divulgação e sensibilização, em especial, das crianças e jovens.
Sumário das atividades realizadas desde a formação da associação
1988
> Inicio da Actividade da Almargem. Oficialização de contactos com instituições locais e nacionais.
> Primeira edição do Boletim Informativo
> Abordagem de problemas ambientais e sociais, como o ordenamento do território, os incêndios, a desertificação, o saneamento básico, a construção de barragens e outros.
> Recepção do prémio "Conservação da Natureza e Património Histórico, 1998", com o projecto de Intervenção Ambiental na Fonte Benémola
> Dão inicio ao projecto "Roteiros Algarvios" cujo objectivo vai de encontro à identidade cultural da nossa região, através de visitas guiadas e trajectos na natureza.
1989
> Acção determinante no embargue de uma central de Asfalto, que não se encontrava licenciada, em Picota, Parragil.
> Elaboração de moção para a Assembleia da Republica contra a instalação de um centro internacional de rasteio de satélites militares na Serra do Caldeirão ao abrigo do programa Norte-Americano "Geodess ou Guerra das Estrelas".
> Tomada de posição e divulgação dos problemas relativos às zonas húmidas (Foz do Almargem, Ribeira de Alvor, Lagoa dos Salgados, Sapais de Armação de Pêra, Ludo),
> Tomada de posição e divulgação dos problemas relativos aos planos da construção da Via do Infante e à caça turística praticada na Rocha da Pena.
> Formulação de petição para a Rocha da Pena ser considerada uma Área Protegida.
> Elaboração de projecto de recuperação ambiental para o Vale da Benémola.
1990
> Contestação contra a construção de uma estrada de acesso à pena quando devia tratar-se de um caminho carreteiro de acesso agrícola.
> Em conjunto com a Quercus, a Almargem cria sessões de esclarecimento visando a exposição do conteúdo e evolução do PROTAL.
> A 1 de julho do presente ano, nasce a CPADA (Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente). A Almargem foi uma das 7 associações a integrar o grupo inicial.
> Aprovada a candidatura da Almargem para o lugar de representante das associações ambientais no Conselho Geral do Parque Natural da Ria Formosa.
> Proposta de alteração do projecto de construção na Foz do Almargem, visando a sua protecção e a delimitação das margens.
> Formação do núcleo de espeleologia da Almargem.
1991
> Após diversas intervenções da Almargem, foi aprovada em Conselho de Ministros a criação das áreas protegidas Vale da Benémola e Rocha da Pena.
> Implementação do projecto NAIA - programa experimental na ribeira de Algibre/Quarteira.
> Implementação do projecto NINFA - programa de apoio às escolas do Algarve.
> Promoção das primeiras acções de formação.
1992
> Proposta de medidas para resolver os problemas das explorações suinícolas nos concelhos de Monchique e Aljezur. Solicitando, ainda, que a Direcção Regional da Agricultura tomasse medidas e recebesse os projectos.
> Sugestão de algumas alternativas para a circular de Loulé.
> Apresentação de propostas de reabilitação e utilização do Sitio do Cadoiço, quinta onde viveu Charles Bannet.
> Proposta para plantação de algumas árvores na cidade de Loulé, visto que esta possuía poucos espaços verdes.
> Promoção de um debate para tentar solucionar os problemas da Foz do Almargem.
> Roteiro para alertar a população sobre a construção de uma urbanização turística nos Soídos.
> Promoção de actividades na zona histórica de Loulé, de forma a incentivar o usufruto desta área.
> Colaboração em ciclos de conversas para discussão dos principais aspectos do PDM (Plano Director Municipal), como um instrumento para o desenvolvimento equilibrado do concelho de Loulé.
> Candidatura ao programa LEADER - Programa de Iniciativa Comunitária para o Desenvolvimento Rural, para aplicar esses princípios e fundos ao Vale da Benémola.
> Edição do livro "Queres ser amigo do Ambiente?", de João Santos, destinado aos jovens e no âmbito da Educação Ambiental.
1993
> A Almargem foi agraciada com a medalha Municipal de Defesa do Meio Ambiente - grau bronze.
> Foram aprovados os projectos relativos ao programa LEADER.
> Em conjunto com a associação "STOP à Destruição do Mundo", a Almargem organizou, em Faro, uma conferência sobre o desemprego e novas soluções, onde intervieram diversos sindicatos algarvios.
> A Almargem apoiou o projecto de turismo ambiental e rural "Terras do Mu"
> Primeira fase de intercâmbio de acções de formação para técnicos de conservação ambiental, com a iniciativa EUROFORM
> Assinatura do protocolo para a criação do Centro Ambiental da Rocha da Pena, com a Câmara Municipal de Loulé.
> Candidatura ao Programa Operacional do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
> Almargem ocupa a vice-presidência da CPADA.
> Organização de Campos de Trabalho na Rocha da Pena, com a colaboração do IPJ e financiado pelo programa LEADER.
1994
> Apoio a um projecto desenvolvido pela UAlg com o fim de terminar com as lixeiras clandestinas na Ria Formosa.
> É criada a área protegida da Foz do Almargem com a finalidade de preservar a sua paisagem e as suas espécies.
> Lançamento do projecto "SOS - Ambiente", que constaria num serviço telefónico onde qualquer cidadão poderia denunciar problemas de índole ambiental.
> Campo de Trabalho de Verão no Vale da Benémola, onde jovens realizaram trabalhos de limpeza, regularização da sinalética e testaram alguns métodos de educação ambiental.
> O núcleo de Ornitologia da Almargem é reactivado.
1995
> Elaboração do projecto ECORAMA.
> Desenrolou-se a "AventurAlmargem" com o objectivo de dar a conhecer o vale da Ribeira do Alferce e estudar alternativas para a Barragem de Odelouca.
> Desenvolvimento do projecto "Compostagem de matos" no Centro Ambiental da Pena
> Campo de Trabalho Internacional na Quinta Bela-Mandil para a preparação de um futuro Centro Ambiental.
> Acção de Emergência, onde se convocou a comunicação social num deslocamento à Culatra, que evitou que a Marinha Portuguesa efectuasse exercícios de inactivação de engenhos explosivos que colocariam em perigo a fauna e os habitats, e prejudicaria a população.
> Participação no Ano Europeu da Conservação da Natureza sob o lema "Conservação da Natureza fora das Áreas Protegidas".
> Proposta para a complementação com análises de água para detectar eventuais poluentes provenientes do aterro sanitário inter-municipal de São João da Venda.
> Apresentação de um projecto, divulgado pela Câmara Municipal de Faro de despenalização do aterro, de modo a implementar esquemas de separação prévia e deposição separada dos vários tipos de lixo urbano.
> Alerta à Câmara Municipal de Aljezur sobre a ineficácia da ETAR.
> Parecer na AIA da Barragem do Alqueva, alertando para os possíveis efeitos da construção da barragem no ambiente, na economia e na sociedade do Baixo Guadiana.
> Envio à Câmara Municipal de Loulé propostas para desencadear urgentemente o processo de classificação da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.
> Participação em vários eventos locais como a Feira da Serra.
> Candidatura a um projecto de animação da Galeria Margem, em Faro, com o fim de promover debates, exposições e serões com animação cultural.
> Promoção de várias acções de formação em Faro.
> Realização de uma reunião do CPADA na sede da Almargem, onde se discutiu temas como a construção de campos de golfe ou a praia fluvial na Peneda-Gerês.
> Com o apoio da Câmara Municipal de Faro e o Departamento Cultural da Almargem, promoveu-se uma exposição de trabalhos na Galeria Margem.
1996
> Visita de Estudo ao Parque Nacional das Cévennes, em França.
> O núcleo de ornitologia iniciou uma campanha de recuperação de fauna selvagem ferida ou presa em cativeiro.
1997
> Discussão Pública sobre o impacte ambiental da barragem de Odelouca.
> Critica ao estudo preliminar da auto-estrada Marateca-Algarve.
> Colaboração na organização do Encontro Nacional das Associações de Defesa do Ambiente.
> Implementação do projecto de turismo ambiental "NaturAlgarve" (roteiros gastronómicos e visitas guiadas).
> Apresentação de medidas de minimização dos impactes negativos da construção dos 2 aterros sanitários regionais.
> Conferencia de imprensa sobre a degradação do Litoral Algarvio.
> Critica ao projecto MIA (Motódromo Internacional do Algarve) na Ribeira do Algibre, propondo outros projectos alternativos para essa zona com um valioso património ambiental.
> 3 Campos de Trabalhos Internacionais na Quinta Bela-Mandil, agora Centro Ambiental, para o desenvolvimento de uma consciência sobre os problemas ambientais.
> Em conjunto com o CPADA, a Almargem realizou 2 reuniões para enquadrar o problema do atravessamento da serra do Caldeirão e do Barrocal pela auto-estrada do sul através do interior de Loulé.
> Propostas que visaram a inclusão de diversas áreas no plano de ordenamento do território, incluindo por exemplo a Ribeira de Quarteira como uma área a proteger. Com esta acção o PROTAL acabou por incluir está área como zona de protecção de aquífero e/ou como zona de atractivo paisagístico.
> Candidatura ao projecto Intersul/Intersur.
> Promoção de actividade para a protecção do património florestal do Algarve, com apoio do IPJ, e valorizando a mata nacional da Conceição de Tavira.
> Relativamente ao POOC Burgau-Vilamoura, a Almargem procurou sensibilizar os responsáveis pelo Instituto Nacional das Águas (INAG) e a Ministra do Ambiente para a conveniência das associações terem acesso directo à documentação existente, algo que a Almargem consegui obter antes do terminar da discussão pública.
> Descida a pé pelo Guadiana com o intuito de chamar a atenção para o elevado valor do património ambiental e cultural do vale do Guadiana.
1998
> Implementação de 3 candidaturas ao Plano Global de Intervenção do Centro Rural de Salir, através de um programa financiado parcialmente pelo FEDER.
> Com o apoio do ICN, defendeu-se a transferência definitiva das paisagens protegidas para as entidades locais.
> Sob o convite da escola secundária de São Brás de Alportel, participou-se num debate sobre resíduos sólidos urbanos, mau funcionamento das ETAR's, entre outros temas.
> Manifestação pública contra o Plano Vilamoura XXI, tendo sido avançada sem a consulta pública dos Estudos de Impacte Ambiental.
Plataforma ambiental em defesa dos Salgados e Sapais de Pêra
1999
> Projecto florestal tendo em vista a prevenção de incêndios, com o apoio do IPJ.
> Projectos "A Anilhagem Ciêntifica de Aves e a Educação Ambiental" e "A Avifauna Aquática Nidificante em 3 Zonas Húmidas do Algarve Central".
> Debate em Boliqueime para avaliação dos problemas das zonas húmidas do Algarve, onde interviram autarcas, empresários, professores entre outros.
> Junto com o grupo Algarve Walkers, houve o estabelecimento de um percurso pedestre que atravessa o Algarve desde o Cabo de São Vicente até Alcoutim, com o intuito de inseri-lo na rede europeia de rotas pedestres.
> Protesto contra a venda de peles em Vilamoura em colaboração com a Liga para a Protecção e Defesa dos Animais (LPDA).
> Tomada de posição sobre o IC4 durante a discussão pública do Estudo de Impacto Ambiental.
> Representante das ONGA's no Conselho Cinegético Municipal de Loulé.
> Reunião com as comissões de moradores afectados pelas linhas de muito alta tensão, para chegarem a um consenso para elaborar um traçado alternativo.
> Apresentação de uma queixa à UE contra o Governo Português relativamente ao processo de construção do último troço da auto-estrada do sul entre São Bartolomeu de Messines e a Via do Infante. Esta queixa surgiu após a Brisa ter lançado um concurso público para adjudicação da obra sem a prévia apresentação pública do Estudo de Impacte Ambiental.
> Projectos "Centro Ambiental da Pena", "Pequenas Zonas Húmidas do Algarve Central" e "Conhecer e Preservar o Bufo-real no Caldeirão".
2000
> Manifestação em frente ao governo civil de Faro, com o intuito de que o traçado inicial da linha de Muito Alta Tensão Tunes-Estoi fosse alterado.
> Reunião com outras associações para a discussão de meios para pressionar a realização de um Estudo de Impacte Ambiental em devidas condições sobre o projecto da auto-estrada.
> Discussão sobre o Estudo do Impacte Ambiental do Porto de Recreio de Faro.
> Inventariação de açudes e outras estruturas associadas na Ribeira de Algibre/Quarteira e outros cursos de água como a Ribeira de Carcavai e de São Lourenço.
> Sessão de Esclarecimento “Pontal: Em risco de “Extinção?”
> Projeto "Via Algarviana"
2001
> Edição da revista Margens.
> Acção de Formação “A importância da Participação Pública no Processo de Avaliação de Impacte Ambiental” - IPAMB - Instituto de Promoção Ambiental
> Tertúlias de Ambiente – Litoral - Pontal - Golfe - Guadiana
> Projeto "Via Algarviana"
2002
> Elaboração do Plano Regional de Educação Ambiental pela Arte - PREAA
> Projeto "Via Algarviana"
2003
> Criação do primeiro Website da Almargem.
> Coordenação do projecto de monitorização do Litoral Algarvio.
> Projeto "Via Algarviana"
> Sessão pública "Que desenvolvimento para as Áreas Protegidas"
2004
> Projecto "A Gestão Florestal Sustentada no Barrocal Algarvio", apoiado pelos fundos europeus ARGO.
> Organização do 2º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve sob o tema "Marés de cor: o Litoral".
> A Almargem foi agraciada com um Menção Honrosa do "Prémio Nacional de Ambiente Fernando Pereira", atribuído pela CPADA.
> Apresentação no Congresso do Algarve do trabalho "Pontal: uma floresta preservar a bem da natureza das populações".
> Organização, em conjunto com a Fundação Manuel Viegas Guerreiro, das primeiras Jornadas do Cogumelo da Serra do Caldeirão.
> Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Faro
> Jornadas micológicas do Algarve
> Projeto "Via Algarviana"
2005
> Primeiras jornadas "Almargem: Novos Desafios".
> Organização de tertúlias sobre temas ambientais de importância relevante na região.
> Alerta sobre a invasão dos produtos transgénicos em Portugal.
> Apresentação da peça "La Comédia Tetraédrica" no Centro Ambiental da Pena, realizada pelo grupo de teatro TRETAS.
> Marcha-passeio na Manta Rota para divulgação do seu património ambiental.
> Inicio das saídas de campo "Observando a Natureza".
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em São Brás de Alportel
> Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Albufeira
> Jornadas micológicas do Algarve
> Projeto "Via Algarviana"
> Carta Aberta pelo Sudoeste
2006
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Participação no XVII Encontro Nacional de Educação Ambiental
> Ciclo "Vamos conhecer as árvores momunentais do concelho de Loulé"
> Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Loulé
> Participação no Salão Eduk@ do Fórum EXPONOR com o Projeto Centro Ambiental da Pena
> Constituição da Rede de Equipamentos para a Educação Ambiental do Algarve - REpEAA
> Jornadas micológicas do Algarve
> Projeto "Via Algarviana"
> Participação e co-organização da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
> Organização de seminário sobre energias alternativas em Faro
> Organização do Congresso Ibérico da Água em Faro
> Organização de seminário "Ribeira de Quarteira" em Albufeira
2007
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Participação e co-organização da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
> Participação no XVII Encontro Nacional de Educação Ambiental
> Continuação do Ciclo "Vamos conhecer as árvores momunentais do concelho de Loulé"
> Projeto “Cantinho das Ideias” – Centro Ambiental da Pena
> Participação no Encontro Ibérico de Educação Ambiental em Coimbra
> A água no Algarve - sensibilizar para o uso eficiente da água no setor urbano
> Jornadas micológicas do Algarve
> Projeto "Via Algarviana"
> Projeto "A Água no Algarve - sensibilizar para o uso eficiente da água no setor urbano"
> Organização do seminário "Sustentabilidade dos percursos pedestres no Algarve - o caso da Via Algarviana" em Loulé
> Projeto SAL - Sal do Atlantico
> Organização do seminário "Potencialidades das salinas de Castro Marim para o Turismo de Natureza" em Castro Marim
> Organização do workshop "Importância das Salinas de Castro Marim para a conservação da natureza e desenvolvimento sustentável da região" em Castro Marim
> Organização do seminário "Organismos geneticamente modificados" em Faro
> Congresso do Algarve - Comunicação "Via Algarviana: um contributo para a promoção e revitalização do interior algarvio" em Tavira
> Participação no XVII Encontro Nacional das Associações de Defesa do Ambiente/ONGAS
> Proposta preliminar - Parque Natural Baixo/Bajo Guadiana
> Programa de educação sobre energias renováveis nas escolas - SPARE
2008
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Participação e co-organização da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
> Participação no XVII Encontro Nacional de Educação Ambiental
> Debate “Gestão de Espaços Verdes em Loulé”
> Participação no Bioblitz na UAlg com atividades de educação ambiental
> Organização do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Lagoa
> Jornadas micológicas do Algarve
> Projeto "Via Algarviana"
> Projeto "A Água no Algarve - sensibilizar para o uso eficiente da água no setor urbano"
2009
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Organização do seminário “Ecoturismo e seu potencial para o desenvolvimento do Interior do Algarve”
> Ações de formação sobre uso eficiente de água em espaços comerciais
> Ação de formação sobre Certificação Ambiental
> Dinamização de atividades de Educação Ambiental na “V Fiesta del Água” em Ayamonte
> Programa de férias ambientais da Câmara Municipal de Monchique
> Atividades de educação ambiental no Centro Azul
> Semana da Prevenção dos Resíduos - Campanha de recolha de brinquedos usados “Lixo ou Luxo”
> Organização do 1º EcoFest - Festival de Música e Ambiente em cooperação com o BlindNote
> Participação e co-organização da Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente
> Participação no XVII Encontro Nacional de Educação Ambiental
> Jornadas micológicas do Algarve
2010
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Projeto para implementação do "Centro de Interpretação da Natureza do Pico Alto"
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Organização do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Tavira
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
2011
> Projeto "Biodiversidade a Seus Pés", a cooperar com a Rede Rural Nacional.
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Organização do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Vila Real de Santo António
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
2012
> Organização do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Guia
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
2013
> Participação no curso "How to Make Green Projects" em Trakay, Lituânia, com o apoio da Agência Nacional PROALV
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Participação na formação "Bringing environmental understanding to all" em Blencathra, Inglaterra, com o apoio da Agência Nacional PROALV
> Participação no curso "NGO Resources" em Swanden, Suiça, com o apoio da Agência Nacional PROALV
> Participação no curso "Let's do it Mediterranean" em Alexandria, Egito, com o apoio da Anna Lindh Foundation
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola
> Participação no projeto Coastwatch Europeu
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
2014
> Inicio da monitorização de macroinvertebrados bentónicos para avaliar a qualidade ecológica da água na PPL Fonte Benémola, em cooperação com a APA/ARH Algarve.
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Grupo de trabalho sobre tratamento de águas residuais.
> Estágios de formação de alunos do ensino secundário e universitário nas áreas de Educação Ambiental, Turismo de Natureza e Conservação da Natureza
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas costeiros
> Monitores no ambito do Programa Ciência Viva no Verão
> Organização de ações no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade
> Organização do Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve em Aljezur
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola
> Participação no projeto Coastwatch Europeu
> Campanha de sensibilização para a importância dos anfíbios
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
2015
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Projeto "Via Algarviana II - Ecoturismo no interior do Algarve"
> Tradução dos materiais produzidos pela Convenção de Ramsar
> Colaboração com a Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Loulé na organização do Dia Mundial do Ambiente
> Dinamização de ações de educação ambiental no âmbito do Festival de Observação de Aves e Actividades de Natureza de Sagres.
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola
> Participação no projeto Coastwatch Europeu
> Participação no III Congresso Internacional de Educação Ambiental com o poster "A teia da vida numa simples gota de água"
> Participação no III Congresso Internacional de Educação Ambiental com a comunicação oral "Alterações Climáticas a Bordo: o alimento fugiu - o sapo desapareceu - o urso caiu"
> Dinamização de atividades no Festival de Caminhadas do Ameixial
> Dinamização de ações de EA no Festival de caminhadas de Alcoutim
> Sessões de esclarecimento sobre exploração de hidrocarbonetos no Algarve
> Co-organização do Ciclo de Cinema Loulé em Transição
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Jornadas micológicas do Algarve
> Membro fundador da Plataforma Algarve Livre de Petróleo
> Petição online "Algarve Livre de Petróleo"
> Participação no workshop "Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas" - eixo Floresta, incêndios florestais e biodiversidade
> Participação no workshop "Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas" - eixo Educação e Governança
> Marcha "Algarve Livre de Petróleo"
> Reunião com PAN sobre a exploração de petróleo no Algarve
> Manifestação Praia Dona Ana
> Ação de remoção de chorão das praias (Carpobrotus edulis)
2016
> Monitores no ambito do Programa Ciência Viva no Verão
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Organização do Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Manutenção da Via Algarviana
> Co-organização do Cadoiço em Festa
> Co-organização da Semana da Ria Formosa
> Ação de remoção de chorão das praias (Carpobrotus edulis)
> Jornadas micológicas do Algarve
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola
> Colaboração no Plataforma Algarve Livre de Petróleo
2017
> Monitores no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Organização do VIII Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Manutenção da Via Algarviana
> Co-organização do Cadoiço em Festa (2ª edição)
> Ação de remoção de chorão-das-praias (Carpobrotus edulis)
> Coorganização da Semana da Ria Formosa
> Jornadas micológicas do Algarve
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola e Cadoiço
> Colaboração na Plataforma Algarve Livre de Petróleo
> Submissão, em conjunto com a Quercus e a Sciaena, de uma providência cautelar contra a sondagem offshore para pesquisa de petróleo
> Promoção do projeto REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas)
> Promoção de atividades na Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA)
> Promoção de um Concurso de Fotografia
> Promoção das Jornadas de Botânica e Flora do Algarve, em parceria com o ALGU – Herbário da Universidade do Algarve
>Dinamização da sede com "Quintas na Almargem"
2018
> Monitores no âmbito do Programa Ciência Viva no Verão
> Planificação e dinamização das ações de EA do Centro Ambiental da Pena e Centro Ambiental de Loulé
> Organização do IX Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza em Sagres
> Organização da 1ª Edição do Barão São João - Walk & Art Fest
> Manutenção da Via Algarviana
> Coorganização da Semana da Ria Formosa
> Jornadas micológicas do Algarve
> Colaboração no projeto Voluntariado Ambiental para a Água - ecossistemas ribeiros na PPL Fonte Benémola e Cadoiço
> Colaboração na Plataforma Algarve Livre de Petróleo
> Promoção do projeto Carcavai Greenway
> Promoção do projeto Valorização das Zonas Húmidas do Algarve
> Organização de ação de limpeza da Ribeira do Cadoiço em parceria com GRACE e Autarquia de Loulé.
> Publicação de Guia de Invertebrados de Água Doce (5 volumes)
Foram mencionado apenas as actividades consideradas mais relevantes. Os que se omitiram não devem, contudo, ser considerados menos significantes, constituindo no seu todo o extenso domínio de intervenção que a Almargem teve e continua a tentar a ter.